Finito

Trampo, trampo, tramp...

O Finito passa a concentrar (oficialmente) os posts, artigos e comentários sobre desenvolvimento de sistemas, processos, tecnologias, ferramentas e, principalmente, PESSOAS!



Estou trabalhando dois temas:

.Aprendizado Inter-Projetos
.Gestão Estratégica de Ativos de Software


Mas usarei o espaço prá outros temas também, sempre sobre desenvolvimento de sistemas. O Graffiti segue concentrando comentários genéricos sobre TI e derivados.

Finito é um nome meio antigo pr'um produto/processo que ainda não tem fronteiras bem definidas. Os três "temas" que trabalho (os dois acima mais "Engenharia de Requerimentos") são os suspeitos default em todo projeto que falha. Queria ter a oportunidade de mergulhar um pouco mais neles. E, principalmente, exercitá-los de alguma maneira. Há quase 3 anos cheguei a sugerir, n'uma palestra, que o módulo de 'Engenharia de Requerimentos' virasse um projeto de software livre. Apesar da boa aceitação não consegui viabilizar a iniciativa.

E não tenho certeza se o grande objetivo do Finito é um produto.
Mas tb não tô com pressa prá descobrir...

Na sequência espero mergulhar nos seguintes temas:

1. Aquisição Progressiva - Contratos e Projetos de Desenvolvimento
Compramos e vendemos muito mal. Apesar de algumas experiências bem sucedidas, as empresas insistem em comprar projetos em dois modelos comprovadamente negativos (prá todos os envolvidos): Preço fechado ou 'body-shopping' (blergh!).

2. Formação de Equipes
Dá uma sacada nos anúncios de empregos: Programador-Analista que saiba isso, isso e aquilo. PQP! Há 40 anos contratamos e estruturamos equipes da mesmíssima maneira. A tecnologia mudou (ah!). Os processos mudaram pracas!! E as PESSOAS tb!!! Mas quem forma equipes ignora tudo, e segue preocupado com seus "analistas e programadores"...

Taí! Contribuições, sugestões e críticas serão bem recebidas...
(ou não).

terça-feira, 5 de outubro de 2004 | | Compartilhe: Adicionar esta notícia no Linkk

neste post

Qual é a sua opinião?

A T E N Ç Ã O

Esta é uma versão antiga do finito. Só é mantida aqui porque o Google ainda direciona algumas buscas para cá. E eu seria louco se simplesmente o desativasse, certo? Mas, por favor, não deixe de visitar o finito certo. Todo o conteúdo aqui disponível está lá também.
  • Catálogo de Serviços

  • Contato Imediato

    • My status

    Assine & Compartilhe

    Busca

    Technorati


  • Temas & Tags

  • Lista completa no del.icio.us
  • Últimos Posts

  • Créditos & Débitos