CMMI x mpsBR

Já divulguei aqui (e/ou no Graffiti) o grupo CMM-Br. O grupo praticamente dobrou de tamanho nos últimos três meses. E, por incrível que pareça, o aumento do número de participantes não resultou em queda da qualidade das discussões. Muito pelo contrário! Desde a semana passada tá rolando um debate legal sobre CMMI x mpsBR. Pra quem chegou agora: o mpsBR (Melhoria do Processo do Software Brasileiro) é um modelo 'alternativo/suplementar' ao CMMI. Tá aqui o pomo da discórdia: estamos reinventando a roda? Os defensores do modelo tupiniquim alegam a enorme economia de custos. Concordo. Mas ainda não consegui gostar do modelo. Não entendi o pq das diferenças, inclusive dos níveis de certificação. Mas o importante é que exista o debate. Em cima de propostas. Trouxe para o Finito um dos posts que pintaram no grupo. Seu autor, Sr Ricardo Mansur, autorizou sua publicação. Saca só:

Boas colocações na questão de separação, afinal os chamados pacotes não demandam as certficações CMMI.

Em relação ao software sob encomenda (serviço)eu discordo a little bit pois a India ( principalmente ) e China vem nadadando de braçadas neste mercado quase que sozinhas ( alguma competição do México ) e temos algumas empresas nacionais fazendo este tipo de desenvolvimento fora do Brasil.

Então devemos nos perguntar por que empresas diversas do Brasil ( Não tão diversas assim, umas cinco ou seis ) ganham licitações para desenvolver software fora do Brasil, ou seja no local do solicitante e não conseguem na modalidade de offshore ?

Por que a India consegue vender na modalidade off shore ?

A resposta passa pelo termo gerenciamento. O Brasil consegue ganhar vendas na modalidade local do cliente pois tem engenheiros e outros profissionais de excelente qualidade, mas peca em termos de gerenciamento, a nossa fama é muito ruim quando falamos neste quesito e a India nada de Braçada porque além de estar cada vez mais se aprimorando no CMMI, ISO os seus profissionais tem em geral certificados PMP, ou seja eles se valem de certificados internacionais como pilares da sua vantagem
competitiva.

Ao se adotar modelos que não sejam padrão de mercado para métricas de qualidade nós estamos levando não apenas a indústria do software para um modelo que o mundo não reconhece, mas também arrastamos todos os setores produtivos nesta onda, já que tecnologia faz parte da infra dos negócios.

Se o projeto for tocado 100% com capital próprio e sem incentivos fiscais e de juros será o mercado o decisor de que é mesmo é válido ou não, mas se existir dinheiro público, mesmo que na forma de renúncia fiscal nós estamos levando para a sociedade como um todo a conta de algo que é na minha visão como incerto....

Quando falamos que estamos despreparados para um melhor nível de qualidade estamos na realidade condenando mais uma geração de brasileiros à probreza e miséria já que novamente estamos no posicionando no quarto de empregada da casa e não na sala de estar aonde estão ocorrendo as conversas de negócios lucrativos.

A nossa qualidade de software está intimimanente ligada ao modelo de negócios no Brasil que tem remuneração como PJ e custo hora. Ora, qual profissional irá aumentar a sua produtividade em um cenário que ele irá receber menos ?

Por que a India ganhou este mercado ? Parte se explica pelo modelo de negócios e a outra parte pela política coerente com normas, padrões mundiais e principalmente por conseguir alcançar primeiro objetivos que o primeiro mundo considerava quase impossível.

O Brasil pode e deve ser um lider, se não mundial, pelo menos na América Latina e de repente podemos simplificar não mais falando de nível 5 mas de nível 2 ou 3 e com planos de médio e longo prazo para maiores níveis.



Reparem na parte que negritei. Há tempos 'arranho' o tema mas o Ricardo, em 2 frases, falou tudo.

quarta-feira, 8 de junho de 2005 | | Compartilhe: Adicionar esta notícia no Linkk

neste post

Qual é a sua opinião?

A T E N Ç Ã O

Esta é uma versão antiga do finito. Só é mantida aqui porque o Google ainda direciona algumas buscas para cá. E eu seria louco se simplesmente o desativasse, certo? Mas, por favor, não deixe de visitar o finito certo. Todo o conteúdo aqui disponível está lá também.
  • Catálogo de Serviços

  • Contato Imediato

    • My status

    Assine & Compartilhe

    Busca

    Technorati


  • Temas & Tags

  • Lista completa no del.icio.us
  • Últimos Posts

  • Créditos & Débitos