Projetos SOA :: Novos & Velhos Desafios

Este post é um "índice" para os (até então) 8 capítulos que compõem o artigo "Projetos SOA - Novos & Velhos Desafios".

Trata-se de um trabalho em desenvolvimento e sua publicação aqui visa obter outras colaborações, críticas e sugestões. A ToDo-List "What needs to be done?", ao lado, indicará sempre os próximos passos deste trabalho. A intenção é promover um bate-papo (presencial, obviamente, além de uma provável apresentação) até o final do mês de agosto. Seguem abaixo os links para as 8 partes do artigo:

#1 - Introdução
#2 - Conceitos Básicos
#3 - É o Negócio, Estúpido!
#4 - O Programa SOA
#5 - Processos
#6 - MDA (Model Driven Architecture)
#7 - Os Projetos SOA
#8 - Processo de Gestão e Desenvolvimento


Além de uma série de outros motivos que não merecem tratamento aqui, a amplitude e complexidade do tema me levaram a desistir de inscrever o artigo nos eventos "V Seminário Internacional" do PMI e "Gestão de Projetos" da SUCESU-SP, do qual participei nas duas últimas edições. Há muito por fazer!

E estudar. Olhando especificamente para a "Gestão do Programa SOA" e "Gestão de Projetos SOA" dá para destacar as seguintes disciplinas:

. Mapas Estratégicos - Para a Gestão de Portfólios
. MDA (Model Driven Architecture) - Como complemento do Processo de Desenvolvimento e como framework
. RUP (Rational Unified Process) - Como base do Processo de Desenvolvimento.
. Scrum - Que selecionei como processo de Gestão dos Projetos. Um Meta-Scrum seria utilizado para gestão do Programa SOA.
. Formação de Equipes - Apresento duas estruturas, uma para o Comitê Gestor e outra para as Equipes de Desenvolvimento. Há vários perfis (oportunidades?) novos!

Se considerarmos que as "Arquiteturas Orientadas a Serviços" são, em si, uma macro-disciplina bastante nova, instigante e complexa... Pois é: há muita coisa nova (e boa) a ser estudada e, claro, IMPLEMENTADA!

Espero que o Finito seja uma boa ferramenta para que a gente possa trocar idéias e experiências. Espero mais ainda que o conteúdo apresentado seja um bom "estopim". Let's talk about it?

Marcadores: , ,

quinta-feira, 28 de julho de 2005 | | Compartilhe: Adicionar esta notícia no Linkk

neste post

 

Anonymous Anônimo disse:

Olá Paulo.
Meu nome é Julio, aluno da faculdade UNIFIEO, e gostaria de dizer que achei sua palestra muito legal! Gostei muito do seu blog e também, e estou dando uma olhada pelas matérias que você publica.
Parabéns pelo seu trabalho.
t+

 
 

Blogger Paulo Vasconcellos disse:

Oi Júlio,

muito obrigado! Como vc não deixou um endereço fica aqui (em público) meu agradecimento. Espero que o conteúdo seja realmente útil.

Abraços,

 

Qual é a sua opinião?

A T E N Ç Ã O

Esta é uma versão antiga do finito. Só é mantida aqui porque o Google ainda direciona algumas buscas para cá. E eu seria louco se simplesmente o desativasse, certo? Mas, por favor, não deixe de visitar o finito certo. Todo o conteúdo aqui disponível está lá também.
  • Catálogo de Serviços

  • Contato Imediato

    • My status

    Assine & Compartilhe

    Busca

    Technorati


  • Temas & Tags

  • Lista completa no del.icio.us
  • Últimos Posts

  • Créditos & Débitos