Rendiconti: FAN - 3ª Turma + Anhembi Morumbi

FAN = Formação de Analistas de Negócios.

Na última quinta (27) rolou a terceira turma do workshop promovido pela Tempo Real Eventos. Incrível como as 3 edições foram muito diferentes. Na primeira acertamos na mosca (a duração). Como era a primeira execução, foi sorte pura (e um cadinho de administração do tempo). Aí pintou a síndrome da 2ª vez: atrasei em 30 minutos seu encerramento. Mesmo assim, para a 3ª turma, coloquei uns 20 slides adicionais. Surpresa: o workshop terminou 1 hora antes do previsto!!

A explicação mais óbvia foi a seguinte: um número menor de interações com a platéia. Teve menos debate, o que torna o evento um cadinho mais pobre. E a responsabilidade é só minha. A platéia, só para variar, era muito boa (sem demagogia, please! Se eu pudesse revelar o perfil das pessoas e empresas participantes...)

A maior reclamação nas fichas de avaliação foi a de sempre: profundidade. Realmente é muito assunto para apenas 1 dia (7 horas). Como sobrou uma hora, eu poderia ter mergulhado mais em algum assunto. Mas qual? Desta vez "Casos de Uso" foi o tema que mereceu mais tempo. Ganhou alguns slides a mais também. Depois do evento (ah, se houvesse prorrogação!), caiu uma ficha: parte do debate (sobre casos de uso) aconteceu porque ainda há uma certa confusão entre requisitos e especificações. Ainda é difícil entender que "caso de uso" é um meio, não um fim. De novo: falha minha. Mas acho que já descobri o caminho das pedras. E vou usar um "liquidificador" para triturá-las. Em um futuro artigo eu explico.

.:.


Aproveitando uma oferta que fiz aqui no finito, aconteceu ontem (sex, 28) uma palestra para uma turma da Anhembi-Morumbi (Vila Olímpia). Deveria ser só uma versão "diet" do workshop, com 1h30 de duração. Não passei da 1ª parte, apresentando apenas o perfil, habilidades e responsabilidades do Analista de Negócios. Mas foi muito jóia. É uma experiência muito diferente. O prisma da estudantada é diferente daquele público que participa dos workshops. Daí minha oferta: espero atender parte das expectativas de estudantes e professores no livro. Uma bela parte, diga-se de passagem.

A grande maioria da turma já trabalha (em TI, claro). Tem gente na Tata e na EDS.. Mas, ainda assim, o prisma e as necessidades deles são um tanto distintas. Assim como a interação. Há um certo ceticismo e até uma certa agressividade (palestra na 6ª é barra, né?). Mas foi muito divertido. Não dispensei nem o tradicional arremesso de giz (que carimbou o note de um dos rebeldes).

Espero que parte da turma ingresse no grupo de discussão. Quero ver o caldo que dá.

.:.


Aliás, se você quer conhecer melhor o trabalho FAN, o conteúdo elaborado e também participar do grupo de discussão, fale comigo.

Começo agora o sprint final: 90 dias para encerrar a redação do livro. Ainda acontecerão, no mínimo, 2 workshops e 1 curso. E todo apoio será muito bem vindo.

.:.

Marcadores: , ,

sábado, 29 de setembro de 2007 | | Compartilhe: Adicionar esta notícia no Linkk

neste post

Qual é a sua opinião?

A T E N Ç Ã O

Esta é uma versão antiga do finito. Só é mantida aqui porque o Google ainda direciona algumas buscas para cá. E eu seria louco se simplesmente o desativasse, certo? Mas, por favor, não deixe de visitar o finito certo. Todo o conteúdo aqui disponível está lá também.
  • Catálogo de Serviços

  • Contato Imediato

    • My status

    Assine & Compartilhe

    Busca

    Technorati


  • Temas & Tags

  • Lista completa no del.icio.us
  • Últimos Posts

  • Créditos & Débitos