Rendiconti: Escrever dá Trabalho

Algumas notas levemente acopladas sobre o livro para analistas de negócios e o workshop da Tempo Real Eventos.

Eu escrevo e rabisco desde que me conheço como gente. Gosto de escrever, mas vira e mexe eu passo do ponto. Não tem muito tempo que eu me divertia com propostas técnicas de 66 páginas. Escritas do zero, sem 'copy+paste' e afins. A diversão se multiplicava quando eu conseguia encerrar uma frase com um ponto de exclamação! Era o fim...

Sempre convivi com os prazos. Antes eram os prazos da professora de português, depois o "deadline" para a entrega de propostas. Sempre curtíssimos, insuficientes, assustadores.

Daí que eu estava curtindo muito esse negócio de escrever um livro sem um prazo determinado. O editor será meu mano caçula, Guz Vasconcellos, e ele tem outras preocupações. Aí pintaram os workshops, e a insana idéia de aproveitá-los como plataforma de testes para os meus escritos*. Pronto: há pouco estava o Anderson da Tempo Real me lembrando: "dia 15 eu preciso dos originais!"

.:.

A apostila será uma versão 'draft' do livro. Adaptada. Ela contempla exercícios e economiza um pouco nos exemplos. O livro deve ter o inverso, mais estudos de caso e nada de exercícios. Referências teóricas e devaneios acadêmicos serão mais explorados no livro, e quase que totalmente censurados na apostila.

E assim vai. É o desenvolvimento simultâneo de "variações do mesmo tema": Apresentação (versão Palestra e versão Workshop), Apostila, Livro, Caderno de Campo, Guia de Referência "Ágil", marcador de livro, caneca de chá...

Segundo o Cacá, é uma "boa prática" recomendada em "Pai Rico, Filho Pobre" ou algo do tipo. Não conheço.. acho que nem quero conhecer... Mas esse negócio de sugar um negócio até o último negócio parece ser mesmo um bom negócio (pobre filho pobre).

.:.

Três dos caras que mais admiro na literatura tupiniquim são péssimos exemplos quando o assunto é o "processo de escrita". O Chico Buarque só entrega seus livros quando o editor ameaça suicídio. O Ariano Suassuna tá escrevendo sua obra prima desde 1981. E o Luis Fernando Veríssimo deu uma entrevista desanimadora n'O Globo do último domingo:

É mais difícil começar ou terminar?
LFV: Começar e terminar. O meio também não é muito fácil.

Pura verdade.

.:.

No último dia 31/mai esgotaram-se as vagas para a primeira edição aberta do workshop. Não é muita coisa - afinal são só 50 vagas. Mas ficamos muito satisfeitos. Tanto que o pessoal da Tempo Real Eventos já programou o próximo para o dia 2/agosto, uma quinta-feira. Novamente em Sampa.

* Aos inscritos e interessados: 'draft' não que dizer mal feito, ok? A diferença da apostila em relação ao livro, além daquelas citadas acima, é o número de revisões. Estou utilizando um processo "iterativo e incremental". E conto com o apoio de todos na maturação do material. Como já divulguei em outro local, os participantes receberão uma garantia de upgrade (a la cupons da MS). Só não sei dizer se o livro sairá ainda no final deste ano ou apenas no início de 2008. O editor tem outras preocupações...

.:.

Marcadores: , , ,

terça-feira, 12 de junho de 2007 | | Compartilhe: Adicionar esta notícia no Linkk

neste post

Qual é a sua opinião?

A T E N Ç Ã O

Esta é uma versão antiga do finito. Só é mantida aqui porque o Google ainda direciona algumas buscas para cá. E eu seria louco se simplesmente o desativasse, certo? Mas, por favor, não deixe de visitar o finito certo. Todo o conteúdo aqui disponível está lá também.
  • Catálogo de Serviços

  • Contato Imediato

    • My status

    Assine & Compartilhe

    Busca

    Technorati


  • Temas & Tags

  • Lista completa no del.icio.us
  • Últimos Posts

  • Créditos & Débitos